16 dezembro 2015

Moby Dick | Herman Melville







"[...] tudo quanto agita o fundo opaco das coisas; tudo quanto destrói os nervos e corrói o cérebro, [...] toda a maldade para o louco Ahab era visivelmente personificada em Moby Dick."








Herman Melville (1819-1891) foi um escritor norte-americano que, inspirado no livro No Coração do Mar, publicou Moby Dick (1851), onde conhecemos a baleia mais famosa da história.

Sempre pensei que Moby Dick fosse um livro que tratasse da vingança entre homem e baleia e que como tal, teria muitas cenas de lutas e perseguições. Mas o que tive foi uma grande decepção. O livro é maçante, devagar, chato. Tem capítulos e mais capítulos falando sobre como construir um barco, sobre a biologia das baleias, os tipos de baleias que existem, sobre a cor branca (por que Moby Dick é uma baleia branca), sobre o comércio das baleias na época e por aí vai. Acho que só terminei o livro porque tenho um pouco de TOC e não aguentaria deixá-lo pela metade.

O único momento em que tive o que esperava foi nos últimos 5 capítulos, em que realmente ocorre a perseguição e a luta final. Em resumo, gostaria de ficar bem depois de abandonar uma leitura, essa certamente teria sido uma delas...
:(


Onde Comprar (para quem quer ter a própria experiência): Submarino, Americanas


Gostou? Deixe sua opinião aqui nos comentários também! ;)

4 comentários:

  1. Hahaha! Poxa, quando vi o título, pensei que tivesse gostado do livro. Mas fiquei contente de saber que tenho companhia para achar que esse livro é a coisa mais chata de todos os tempos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany

      Bah, chata é pouco. Levei mais de 6 meses pra terminar e só porque não ia me aguentar se abandonasse a leitura. Confesso que gostei de alguns capítulos sobre a biologia dos animais, mas não é bem isso que estava esperado quando pensei em ler Moby Dick.
      Depois desse, fiquei meio receosa com outros clássicos, mas quando penso nisso, sempre me lembro de Orgulho e Preconceito e, mais recentemente, O Médico e o Monstro.
      Sempre há esperanças. Hahaha

      Excluir
  2. Grande mensagem reflexo dessa história. Moby Dick é épica, uma história que ilustra grandes cenas, preocupações filosóficas e dualidade que encontra-se em todas as criaturas. A história da grande baleia branca, é um magnífico dramatização do espírito humano em um cenário de natureza primitiva. Actualmente encontro-me ler este clássico, tomar algumas páginas e ele realmente está me cativar. Eu só vi o filme No Coração do Mar do Ron Howard é, e é um espetáculo visual bastante interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Uma grande história, grandes performances, grandes efeitos especiais e cenas de ação enérgicos, mas talvez o script é um pouco dispersos querendo cobrir muitos tópicos, a mensagem final não deixa de ser claro e não consegue mover como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soy
      Eu continuo achando que esse livro tem muitos capítulos desnecessários e que acabam nos tirando do clima de caçada. Mas se tu está gostando da história é ótimo. Eu não consegui compreender toda essa grandeza da qual tu fala. Ainda assim é bom saber que alguém está aproveitando a leitura! :D
      Quanto aos filmes, o único que assisti foi um da década de 1950, se não me engano. E achei tão chato e parado quanto o livro :(

      Excluir