02 dezembro 2015

O Médico e o Monstro | Robert L. Stevenson






"– Não é fácil descrevê-lo. No seu aspecto, há algo de estranho, algo de desagradável, de francamente detestável. [...] Não, senhor, não posso fazê-lo, não consigo descrevê-lo. E não é por um lapso de memória, porque neste preciso momento estou a recordar-me perfeitamente dele."






Robert Louis Stevenson (1850-1894) ficou conhecido pelos insights psicológicos encontrados em suas obras. Seu primeiro livro de sucesso foi A ilha do Tesouro (1883), seguido do mundialmente conhecido O Médico e o Monstro (1886).

Nesta história o que mais me chamou a atenção foram o mistério e o suspense que se fazem presentes em quase todas as cenas. Mesmo já sabendo que a história tratava-se de um caso de dupla personalidade, não consegui parar a leitura.

A forma como Stevenson narra a história provocou minha curiosidade quanto ao próximo acontecimento, o que me fez virar uma página atrás da outra. Quanto às reflexões levantadas pelo autor? Não deixaram nada a desejar! Acho que são questionamentos aplicáveis aos dias atuais, que nunca se tornarão obsoletos.

Em resumo, é um livro muito bom e altamente recomendável! É uma leitura rápida mas que não perde nada em conteúdo. Não é à toa que se tornou um dos Clássicos da Literatura Universal.

Onde Comprar: Submarino, Americanas


Gostou? Deixe sua opinião aqui nos comentários também! ;)

2 comentários:

  1. Nossa concordo muito com o que você disse a respeito do suspense, eu também já sabia se tratar de um casa de dupla personalidade ( quem não sabe afinal), mas a forma como as coisas acontecem me deixaram ansiosa pelos detalhes. Realmente muito bom.
    Adoro suas resenhas, como você disse na sua descrição nada de enrolação, queria eu ser tão direta ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bibbi. :D É só ir treinando a objetividade. Hahaha
      E em se tratando dos clássicos eu acho bem difícil não sabermos de nenhum "spoiler", bem entre aspas. Mas quando a história é bem escrita nem isso tira a graça. Tu acredita que uma amiga minha não gostou porque achou arrastado demais?! :O Poxa, eu quase não consegui largar!!

      Excluir