24 fevereiro 2016

1984 | George Orwell






"Guerra é paz.
Liberdade é escravidão.
Ignorância é força."









AUTOREric Arthur Blair (1903-1950) foi um um escritor e jornalista inglês que ficou conhecido como George Orwell. Seus livros apresentam como característica uma intensa oposição ao totalitarismo.

DO QUE SE TRATANesta distopia que faz parte dos clássicos da literatura mundial, Orwell nos mostra um mundo totalitário onde as massas são constantemente manipuladas e vigiadas, inclusive através de câmeras dentro das casas. Então temos o personagem principal que descobre que há um local específico de sua casa que não é vigiado pelas câmeras e com o tempo ele resolve se rebelar para tentar derrubar esse governo.

OPINIÃO: Um livro e tanto! Amei a leitura, apesar de ser um livro denso. Como já é costume de Orwell, o livro traz uma crítica e tanto à sociedade e à forma com a qual ela é manipulada e acho incrível como isso é válido até hoje. É um livro que nos faz pensar em pensar, em manipulação pela mídia e aceitação de tudo que nos é imposto. Principalmente nesses dias de Big Brother que, diga-se de passagem, é uma referência ao líder desse governo que se autointitula O Grande Irmão, observa e comanda a todos o tempo todo. Simplesmente obrigatória a leitura para qualquer ser pensante!


AVALIAÇÃO:

ONDE COMPRARSubmarino


Gostou? Compartilhe com os amigos. Discorda? Então deixe sua opinião aqui nos comentários! ;)

4 comentários:

  1. 1984 é um dos meus livros favoritos de todos! Acho ele inteligente, chocante e uma grande paródia da vida real. É aquele tipo de livro que eu gostaria que todos lessem, assim como A Revolução dos Bichos.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo Tisa. Esse é um daqueles livros que a releitura é sempre recomendada e parece ficar cada vez melhor!
      Sem contar que as semelhanças com os dias de hoje são assustadoras.
      Beijos

      Excluir
  2. Realmente amo esse livro, tenho que ler novamente, com certaza cada leitura traz uma nova visão. Como você diz é denso, mas vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Bibbi!
      A cada releitura tiramos mais alguma coisa que deixamos passar da última vez. Esse é para ser lido várias vezes durante a vida. :)
      Abraços

      Excluir