26 março 2016

Literatura Fantástica | FANTASIA pt. II



E como informação nunca é demais, vamos conhecer mais alguns dos subgêneros da nossa amada Fantasia \o/


Como eu já havia mencionado no primeiro post sobre Literatura Fantástica, esta pode ser dividida em Ficção CientíficaFantasia e Horror/Terror. E, assim como fiz antes vou comentar sobre mais alguns dos subgêneros da fantasia, embora estes talvez não sejam tão conhecidos. (Se você perdeu o primeiro post, pode dar uma conferida aqui. :D)


COMIC FANTASYA sátira e a paródia costumam aparecer em meio aos elementos fantásticos, como na série Discworld do Terry Pratchett.





ROMANTIC FANTASYApresenta temas românticos como amor ou drama envolvendo elementos sobrenaturais e/ou mágicos. O foco da história se dá no romance e não no mágico. E como representante mais fiel desse subgênero temos a saga Crepúsculo da Stephenie Meyer.





URBAN FANTASYHistórias onde a fantasia se "infiltra" no cotidiano das grandes cidades, onde os elementos fantásticos estão tão misturados com o nosso mundo que é como se ocorresse uma urbanização da fantasia. Um exemplo é a série Dresden Files do Jim Butcher [estou louca para ler essa]. O seriado de TV Supernatural é outro exemplo.





HARD FANTASY Onde a presença do fantástico é explicada com base na ciência. Geralmente apresentam complexos sistemas de magia como a trilogia Mistborn do Brandon Sanderson.





WUXIADeriva de histórias orientais sobre artes marciais e a palavra pode ser traduzida como "herói marcial". Apresenta similaridades com histórias medievais de cavalaria ou elementos de Western, porém as histórias são sempre situadas no Oriente. Um exemplo é o The Book and the Sword de Jin Yong, um dos mestres do subgênero. O filme O Tigre e o Dragão também é um ótimo exemplo.




É claro que mais de um subgênero pode se aplicar à certas histórias, não existe nenhuma restrição que proíba o autor de passear pelos subgêneros. Hahaha [acho que isso não ficou bem claro no post anterior, só quera esclarecer. (:]

Ah, pensei em fazer uma pequena série com esse tipo de post para os gêneros de Ficção Científica e Terror/Horror. O que vocês acham? Deixem aqui nos comentários ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário